O semicondutor TiO2  

Postado por Nilmalice Coelho Rocha

O TiO2 é um semicondutor, isto é, em seu estado normal seus níveis de energia não são contínuos e, com isso, não conduz eletricidade. Entretanto, quando irradiado com fótons (h) de energia igual ou superior à energia de "band-gap" (3.2 eV), ocorre uma excitação eletrônica e o elétron é promovido da banda de valência para a banda de condução, gerando um par elétron/lacuna. Esse par pode sofrer recombinação interna ou migrar para a superfície do catalisador. Na superfície, ele pode sofrer recombinação externa ou participar de reações de óxi-redução, com absorção de espécies como H2O, OH-, O2 e compostos orgânicos. (BAHNEMANN, 2004).
A eficiência do catalisador dióxido de titânio na degradação de corantes têxteis é muito elevada no processo fotocatalítico. Este método de remoção de contaminantes têxteis orgânicos e inorgânicos tem sido muito importante para o meio ambiente, uma vez que a contaminação dos meios hídricos por meio destes corantes têxteis trazem danos imensuráveis a natureza.
Referência Bibliográfica
BAHNEMANN, Detlef. Photocatalytic water treatment: solar energy applications. Solar Energy, v. 77, p. 635-648, 2004.

This entry was posted on 07:47 . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários