Processos Oxidativos Avançados  

Postado por Nilmalice Coelho Rocha

Processos Oxidativos Avançados (POA) esta sendo atraente nas pesquisas sobre degradação de corantes têxteis por serem mais sustentáveis a longo prazo.
Os POA podem ser realizados em sistemas homogêneos e heterogêneos, nos quais os radicais hidroxila são gerados com ou sem irradiação ultravioleta. Dentre os processos homogêneos pode-se citar a utilização de ozônio, peróxido de hidrogênio, decomposição catalítica de peróxido de hidrogênio em meio ácido (reação de Fenton e foto-Fenton). Com relação aos processos heterogêneos, a fotocatálise heterogênea merece destaque. Ela é baseada na geração do radical hidroxila (.OH) altamente reativo. Estes radicais são gerados na fotocatálise heterogênea quando um fotocatalisador (sólido semicondutor) é irradiado por radiação com energia igual ou superior ao seu “band-gap”, provocando a transferência de um elétron da banda de valência (BV) para a banda de condução (BC), formando um par elétron/lacuna em sua superfície. Esta lacuna pode oxidar água adsorvida na superfície do catalisador formando radicais hidroxila, enquanto que o elétron na BC reage com o O2 , formando espécies de oxigênio reativas como peróxido e ânios superóxidos. Geralmente os fotocatalisadores utilizados na fotodegradação heterogênea são óxidos de metais de transição, tais como Fe2O3, ZnO, ZnS, CdS e TiO2 (Bahnemann, 2004).

Referencia Bibliográfica
BAHNEMANN, Detlef. Photocatalytic water treatment: solar energy applications. Solar Energy, v. 77, p. 635-648, 2004.

This entry was posted on 17:10 . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários