Processos Oxidativos Avançados  

Postado por Nilmalice Coelho Rocha

Processos Oxidativos Avançados (POA) esta sendo atraente nas pesquisas sobre degradação de corantes têxteis por serem mais sustentáveis a longo prazo.
Os POA podem ser realizados em sistemas homogêneos e heterogêneos, nos quais os radicais hidroxila são gerados com ou sem irradiação ultravioleta. Dentre os processos homogêneos pode-se citar a utilização de ozônio, peróxido de hidrogênio, decomposição catalítica de peróxido de hidrogênio em meio ácido (reação de Fenton e foto-Fenton). Com relação aos processos heterogêneos, a fotocatálise heterogênea merece destaque. Ela é baseada na geração do radical hidroxila (.OH) altamente reativo. Estes radicais são gerados na fotocatálise heterogênea quando um fotocatalisador (sólido semicondutor) é irradiado por radiação com energia igual ou superior ao seu “band-gap”, provocando a transferência de um elétron da banda de valência (BV) para a banda de condução (BC), formando um par elétron/lacuna em sua superfície. Esta lacuna pode oxidar água adsorvida na superfície do catalisador formando radicais hidroxila, enquanto que o elétron na BC reage com o O2 , formando espécies de oxigênio reativas como peróxido e ânios superóxidos. Geralmente os fotocatalisadores utilizados na fotodegradação heterogênea são óxidos de metais de transição, tais como Fe2O3, ZnO, ZnS, CdS e TiO2 (Bahnemann, 2004).

Referencia Bibliográfica
BAHNEMANN, Detlef. Photocatalytic water treatment: solar energy applications. Solar Energy, v. 77, p. 635-648, 2004.

POLUIÇÃO AMBIENTAL  

Postado por Nilmalice Coelho Rocha

A poluição ambiental pode, sem dúvida nenhuma, ser hoje em dia apontada como um dos grandes problemas dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Isso é decorrente, não apenas de um, mas de uma série de fatores, como o mau uso dos recursos naturais, a ineficiência da legislação e a falta de consciência ambiental. Felizmente, nos últimos anos tem sido observada uma tendência de mudança. Uma série de estudos científicos e o próprio histórico dos passivos existentes são utilizados como uma importante ferramenta no desenvolvimento de novas tecnologias de tratamento e mesmo na implantação de processos/ações ambientalmente corretas.
Uma das grandes consequências do desenvolvimento de países são os surgimentos de industrias, uma vez que poluem o meio ambiente de varias formas. O setor têxtil é um dos grandes responsáveis pela poluição ambiental, uma vez que geram grandes volumes de efluentes que não são corretamente tratados antes de serem descartado em meios hídricos.
A ingestão de água contaminada com corantes têxteis causam sérios danos a saúde do homem,ou de qualquer outro ser vivo, estes são resíduos orgânicos perigosos uma vez que apresentam toxicidade em seus componentes. Como a água é indispensável para a sobrevivência de qualquer ser vivo há uma grande preocupação em relação a esta contaminação, uma vez que a água é um recurso finito.
Com o avanço da tecnologia há o desenvolvido de estudos para encontrar recursos eficientes e de baixo custo para a degradação destes corantes têxteis.
Existem diversas metodologias de tratamento de efluentes tais como: incineração, tratamento biológico, adsorção em matrizes sólidas, etc. Porém, estas técnicas possuem alguns inconvenientes tais como: a formação de dioxinas e furanos causadas pela combustão incompleta durante a incineração; longos períodos de tempo para que o tratamento biológico seja eficaz; bem como o processo adsortivo está baseado na transferência de fase dos contaminantes, sem que estejam realmente destruídos (PRADO, 2004; BABEL, 2003).
Dentre os diversos processos de descontaminação ambiental, deve-se destacar os processos oxidativos avançados, os quais estão baseados na geração de radicais livres HO que são agentes altamente oxidantes. Os radicais hidroxila podem reagir com uma imensa variedade de compostos promovendo a sua completa mineralização para compostos inócuos tais como: CO2, água, óxidos, fosfatos, nitratos, haletos, etc (ZIOLLI, 1998).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PRADO, Alexandre G. S.; TORRES, Jocilene Dantas; FARIA, Elaine Alves; DIAS, S. C. L. Comparative Adsorption Studies Of Indigo Carmine Dye On Chitin And Chitosan. Journal Of Colloid And Interface Science, v. 277, n. 1, p. 43-47, 2004.
BABEL, Sandhya; KURNIAWAN, Tonni Agustiono. Low-Cost Adsorbents For Heavy Metals Uptake From Contaminated Water: A Review. Journal Of Hazardous Materials, v. 97 n. (1-3), p. 219-243, 2003.
ZIOLLI, Roberta Lourença; JARDIM, Wilson F. Mecanismos de Fotodegradação de compostos Orgânicos Catalisada por TiO2. Química Nova, v.21, n.3, p. 319-325, 1998.